Centro de Laser

Laser é luz. Porém uma luz especial que não existe na natureza. Ele é produzido a partir de alguma fonte de energia que pode ser um gás, líquido ou sólido. O laser possui características físicas especiais que possibilitam sua interação com tecidos do corpo humano como a pele, vasos sangüíneos, gordura ou mesmo pigmentos. A ação desta energia luminosa nestes “alvos” acaba determinando diferentes tipos de reações benéficas. Isto possibilita o tratamento de inúmeras doenças ou alterações em nosso corpo.

laser-1-212x300

Laser é uma emissão especial de luz (em inglês, Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation). Há vários tipos de lasers. Cada um possui características distintas e, portanto, é capaz de tratar situações ou doenças diferentes. A tecnologia laser é uma importante aliada no combate e prevenção do envelhecimento da pele, manchas, problemas vasculares, excesso de pêlos, cicatrizes, acne, gordura localizada, remoção de tatuagens, tratamento de estrias, flacidez, celulite, entre outras indicações.

Para que o laser seja efetivo, é necessário que ele encontre um alvo, também chamado cromóforo. A luz (no caso a energia emitida pelo laser) possui afinidade por cores. Assim, alguns lasers buscam a cor escura da melanina e são efetivos na depilação uma vez que se concentram na raiz do pêlo, local em que existe grande quantidade de pigmento (alvo) chamado melanina. De forma semelhante, outros lasers buscam a cor vermelha dos vasos sanguíneo, sendo efetivos na coagulação de pequenas varizes e outras alterações vasculares.

tecnologia laser é hoje utilizada em quase todas as áreas da medicina. Conheça e entenda um pouco melhor como funciona esta avançada tecnologia médica a serviço da saúde, beleza e qualidade de vida.

O laser concentra sua energia na raiz do pêlo sob forma de calor, eliminando os pêlos após algumas sessões. A melanina presente na raiz dos fios atrai o laser. A depilação médica com laser representa a via mais segura, efetiva e confortável para o tratamento dos pêlos indesejados na face e corpo em homens e mulheres.

Vários tipos de alterações vasculares podem ser atenuadas ou eliminadas com o laser. As principais são os hemangiomas (manchas avermelhadas ou violáceas na face e corpo), pequenos vasos em pernas e no rosto, telangiectasias (vasinhos em forma de aranhas na face, principalmente no nariz), rosácea (manchas avermelhadas nas bochechas, podendo estar acompanhadas de calor, inflamação e acne), poiquilodermia (manchas avermelhadas no pescoço e colo), entre outras. Nestes casos, são utilizados lasers especiais (vasculares) que se concentram no pigmento vermelho do sangue (hemoglobina), coagulando os pequenos vasos.  Além de raramente trazer efeitos colaterais como manchas ou cicatrizes, o tratamento de pequenas varizes em coxas e pernas a laser proporciona pouco ou nenhum incômodo no momento da aplicação. Uma grande quantidade de microvarizes pode ser tratada ao mesmo tempo com o laser, dispensando o uso de agulhas ou injeções.

As tatuagens e maquiagens permanentes baseiam-se na colocação de algum tipo de pigmento na profundidade da pele. Aproximadamente metade das pessoas que realiza uma tatuagem se arrepende até o primeiro ano. Felizmente, algumas destas tatuagens podem ser atenuadas ou até mesmo eliminadas com o uso de alguns tipos especiais de laser. Estes equipamentos emitem uma altíssima quantidade de energia em pouquíssimo tempo, protegendo a pele e transformando o pigmento (tinta da tatuagem ou maquiagem) em pequeníssimos fragmentos que são eliminados. As maquiagens permanentes em pálpebras, sobrancelhas e lábios também podem ser atenuadas ou removidas após algumas sessões de laser.

O sucesso e resposta ao tratamento dependem, entre outros fatores, da cor da tatuagem, tempo que ela existe, profundidade em que foi colocada a tinta, cor da pele do paciente, presença de pêlos, tipo de laser utilizado, entre outros. As cores escuras costumam responder melhor ao tratamento. Verde e amarelo são de difícil retirada. Além disso, quanto mais profunda a colocação da tinta na pele, mais difícil será a remoção.

A lipoaspiração a laser se baseia principalmente no rompimento da célula de gordura através da ação do laser. Para isto, é utilizada uma microcânula de apenas um milímetro de diâmetro que conduz o laser até a gordura localizada. Outro efeito obtido com a lipoaspiração a laser (conhecida como Laserlipólise) é o estímulo do colágeno com a conseqüente melhora da textura e qualidade da pele e sua retração ou “encolhimento”.

O tratamento da ginecomastia pode ser realizado com o auxílio do laser. Além de romper as células de gordura presente nas mamas aumentadas de homens, o laser também auxilia na retração da pele.

laser

As olheiras ou manchas escuras ao redor dos olhos podem ser produzidas por dois fatores: a presença de pigmento (melanina) e de pequenos vasos sanguíneos. A combinação de alguns tipos específicos de laser consegue melhorar este aspecto desagradável após algumas sessões.

A cada dia surgem novas indicações no uso da laserterapia. Algumas delas são: tratamento de manchas, rugas, cicatrizes, acne, rejuvenescimento, alguns tipos de lesões pré-cancerosas, celulite, vitiligo, psoríase, micoses e outras. Laser de Érbium, laser fracionado de CO2, luz intensa pulsada, Q-Switched lasers e Nd-YAG representam alguns dos vários tipos de lasers utilizados para melhorar a textura e qualidade da pele, tratar manchas, cicatrizes ou vasos sanguíneos. Cada tipo de laser possui características específicas, indicações precisas e limitações. Daí a importância de uma médica qualificada e experiente associada a equipamentos de ponta.

Estrias são marcas na pele produzidas pelo rompimento de sua camada elástica e distensão da mesma, seja após a gestação, durante o crescimento ou mesmo após variação de peso. Tipos específicos de laser e luz pulsada podem ser utilizados, estimulando a formação de colágeno, diminuindo o vermelhão, suavizando vasos sangüíneos e uniformizando a pele com conseqüente atenuação das estrias. As estrias jovens ou recentes, aquelas avermelhadas, são as que melhor resposta tem ao tratamento que deve ser iniciado o mais precocemente possível.

mao

Com o tempo a mão envelhece. A pele vai ficando manchada, as veias mais evidentes e a pele enrugada e mais fina. Entre os tratamentos atualmente disponíveis para o rejuvenescimento das mãos, podemos utilizar o enxerto de gordura, plasma rico em plaquetas e plasmagel, todos retirados do próprio paciente e que melhoram sua aparência. O resultado são mãos mais lisas e com aspecto mais jovial. Diferentes tipos de lasers, incluindo o moderno laser fracionado e luz intensa pulsada também são indicados para diminuir as manchas senis e rejuvenescer as mãos.

A hiperhidrose axilar é um aumento na produção e eliminação do suor nas axilas levando a um desconforto e constrangimento. Compromete até 1,5% da população. Os tratamentos tradicionais incluem medicamentos tópicos, iontoforese (equipamento que emite um tipo de corrente para diminuir a transpiração), cirurgia na axila, aplicação de toxina botulínica e simpatectomia endoscópica (por meio de pequenas incisões no tórax, os nervos que estimulam a sudorese são seccionados). Recentemente, o laser foi incorporado ao arsenal de tratamento da hiperhidrose axilar. O laser elimina parte das glândulas sudoríparas e também pode atenuar os sintomas de odor desagradável (bromidrose).

Um novo tipo de laser chamado fracionado atua de maneira eficaz e inteligente no combate às cicatrizes de acne e irregularidades da pele. Esta tecnologia produz orifícios microscópicos na pele e aquece de uma maneira controlada sua parte mais profunda (derme), levando à formação de novo colágeno, retração da pele e melhora de seu aspecto. Tudo isto praticamente sem período de recuperação ou afastamento da rotina diária. Outros tipos de lasers e luz pulsada são muitas vezes associados ao tratamento, diminuindo a produção de secreção sebácea, controlando a oleosidade da pele e estimulando a produção de colágeno.