Abdominoplastia

O que é?
É a cirurgia realizada no abdômen com a finalidade de corrigir o excesso de pele, gordura e flacidez dos músculos.

Quais as principais causas da flacidez abdominal? 
Falta de exercícios físicos, sedentarismo, fatores hereditários, múltiplas gestações ou grande variação de peso.

Como é a cirurgia? 
Depois de realizada uma incisão na parte baixa do abdômen, uma grande porção de pele e gordura, localizada entre o umbigo e o púbis, é removida. Os músculos são reforçados, dando maior firmeza à parede abdominal. Algumas vezes, a abdominoplastia é associada à lipoaspiração.

Homens podem fazer? 
Sim, os homens também podem se beneficiar com este tratamento.

Qual anestesia é utilizada? 
Peridural ou geral.

É necessária internação? 
Geralmente não ou no máximo de 1 dia.

Como é o pós-operatório? 
Geralmente, o pós-operatório não traz dores ou desconforto. É necessário um período de repouso de pelo menos uma semana já que os músculos foram tratados e necessitam cicatrizar. Não se deve fazer força nem erguer peso no primeiro mês. Em duas semanas é possível retornar ao trabalho. O exercício físico é liberado após o primeiro mês.

Onde são as cicatrizes? 
Há uma pequena cicatriz ao redor do umbigo e outra horizontal próxima ao púbis, que se estende lateralmente. Geralmente são pouco perceptíveis com o passar do tempo e facilmente escondidas pela calcinha ou biquíni.

Poderei engravidar? 
Sim. É importante procurar não aumentar muito de peso durante a gestação. Este cuidado vale também para as gestantes que nunca se operaram.

Quando poderei me expor ao sol?

Desde que se protejam as cicatrizes com o maio, biquíni ou esparadrapo de papel, não há inconveniente em tomar sol a partir da segunda semana. É recomendado o uso de protetor solar.

gordura-localizada