O que é lipoaspiração?
Lipoaspiração é uma técnica que tem, por finalidade básica, eliminar gordura localizada, melhorando o contorno corporal.
O que é gordura localizada?
Entende-se por gordura localizada toda aquela gordura que se mantém praticamente inalterada quando o indivíduo engorda ou emagrece. Ou seja, tem pouca variação com a mudança de peso, ginástica ou massagens. Pode estar localizada na papada, coxas, barriga, glúteos, culotes, dorso, axilas ou joelhos.
Quando está indicada a lipoaspiração?
O candidato ideal deve ser saudável, de preferência não fumar e estar próximo a seu peso ideal. Apesar de não estar indicada em pacientes obesos, algumas vezes pode ser utilizada nestes casos, servindo como estímulo para que o paciente melhore sua autoestima e cuidados com o corpo.Que tipos de lipoaspiração existem?
Lipoaspiração tradicional, com seringa ou ultra-sônica, profunda ou superficial são algumas variantes que esta técnica oferece. Recentemente a tecnologia laser passou a ser incorporada à lipoaspiração. Este procedimento é denominado Laserlipólise (Lipoaspiração a Laser ou lipolaser)

Como é realizada a lipoaspiração tradicional?
Utilizam-se pequenas cânulas que são acopladas a seringas ou aparelhos. Através de pressão negativa, ocorre a retirada da gordura, sem deixar cicatrizes. As cânulas tem 2 a 3 milímetros de diâmetro. Com uma técnica com poucos traumatismos ou cortes, consegue-se modelar o contorno corporal.

Quais fatores devem ser avaliados antes do tratamento?
Deve ser avaliado o tipo de pele, a presença de estrias, celulite e flacidez, a quantidade e localização da gordura, a situação dos músculos, a existência de cirurgias prévias e o estado clínico e expectativa do paciente. A pele é o fator mais importante, uma vez que é importante que ocorra sua retração e acomodação após a lipoaspiração.

Qual anestesia é utilizada?
Local, peridural ou geral, dependendo do caso e extensão.

O que é anestesia tumescente?
A anestesia tumescente é um avanço na anestesia onde uma quantidade maior de solução anestésica é infiltrada na área a ser tratada, proporcionando maior segurança e menor sangramento. Pode ser utilizada na lipoaspiração e outras cirurgias.

É necessária internação?
Não, a cirurgia transcorre de maneira ambulatorial, sem necessidade de internação hospitalar.

Como são os curativos?
Utilizam-se modeladores ou meias de lycra.

Como é o pós-operatório?
Pode haver discreto dolorimento nas regiões tratadas que respondem muito bem a analgésicos comuns. Ainda que exista algum edema ou manchas roxas, o pós-operatório transcorre de uma maneira tranqüila e sem grandes desconfortos.

Quando é possível retornar ao trabalho, ginástica e tomar sol?
Uma vez que não existem cortes, a partir do segundo dia, desde que o paciente se sinta em condições, é possível retornar ao trabalho. A partir da segunda ou terceira semana é permitida atividade física e se expor ao sol utilizando protetor solar.

Como é o resultado?
O resultado é natural e se evidencia em poucas semanas. O edema persiste por alguns meses, quando ocorre a retração definitiva da pele e o desaparecimento total do edema.

É necessário repetir a lipoaspiração?
Em alguns casos a lipoaspiração ou lipoescultura podem ser repetidas, melhorando ainda mais os resultados e conseguindo-se um contorno corporal mais adequado.

O que é lipoescultura?
A lipoescultura consiste na retirada da gordura do paciente que, após passar por um processo de preparo (centrifugação, lavagem ou purificação), é reinjetada em determinadas regiões. Consegue-se, assim, uma remodelagem do corpo, preenchendo áreas deprimidas ou com pouca projeção. Está indicada no tratamento dos sulcos e rugas, maçãs do rosto, lábios, cicatrizes deprimidas, para aumentar a região glútea ou tratar celulite.

Toda a gordura injetada permanece no local?
Não, é normal ocorrer certa absorção do tecido gorduroso injetado, sendo, algumas vezes, necessário repetir o procedimento.

lipoaspiracao-lipoescultura