O que é? 

Blefaroplastia é a cirurgia das pálpebras. Visa tratar o excesso de pele e bolsas de gordura, além de reposicionar o canto externo dos olhos.

Quando está indicada a cirurgia? Somente pessoas de mais idade devem fazer? 

Está indicada quando existe excesso de pele ou bolsas de gordura nas pálpebras, trazendo um aspecto cansado, triste e sem expressão.

Que anestesia é utilizada? Há internação? 

É realizada sob anestesia local, muitas vezes associada à cirurgia da face ou à elevação da sobrancelha. O paciente vai para casa poucas horas após o procedimento, sem curativos.

Como é o pós-operatório? Quando são retirados os pontos? 

Não há dor no pós-operatório. Pode ocorrer um pouco de lacrimejamento, edema e equimoses (manchas roxas) que desaparecem em poucos dias. Os pontos são retirados no 2º ou 3º dia, momento em que já é possível usar maquiagem e voltar ao trabalho.

Há cicatrizes visíveis? 

As incisões são feitas no sulco da pálpebra superior e próxima aos cílios na inferior sendo, geralmente, imperceptíveis em poucos dias.

Quando poderei me expor ao sol? 

Desde que se utilize um protetor solar adequado, em duas semanas já é possível se expor ao sol.

Como é o resultado e quanto tempo dura? 

O resultado é natural. A região dos olhos fica mais alegre e expressiva. Após alguns anos, a cirurgia das pálpebras poderá ser repetida.

E os pés-de-galinha? 

Os pés-de-galinha ao redor dos olhos não melhoram significativamente com a blefaroplastia, podendo ser tratados com toxina botulínica e outras técnicas.

blefaroplastia