OLD NEWS – Laser

OLD NEWS – Laser

Laser: uma luz que limpa a pele

Lazer é luz. Uma luz especial, produzida a partir de alguma fonte de energia que pode um gás, liquido ou solido. Essa energia possui características especiais que permitem com que ele interaja com a pele, vasos sanguíneos, gorduras e pigmentos. A ação do laser nestes locais, conhecidos como “alvos”, acaba determinada diferentes de reação, possibilitando o tratamento de inúmeras doenças ou alterações em nosso corpo.

Como funciona o laser? A importância da luz e do calor

Existem vários tipos de laser. Cada um possui características distintas e, portanto, é capaz de tratar situações ou doenças diferentes. Atualmente o laser é um importante aliado da pele, manchas problemas vasculares, excesso de pelos, cicatrizes, acne, gordura localizada, remoção de tatuagens, tratamento de estrias, flacidez, celulite, entre outras indicações.
A energia do laser sempre busca um alvo, também chamado de cromóforo. Desde a antiguidade o ser humano já sabia que a luz (no caso do laser) possuía afinidade por cores. Não é atoa que no deserto usam-se roupas brancas que refletem a luz. Assim, alguns laser buscam a cor escura como a melania e são efetivos na depilação uma vez que se concentram na raiz do pelo, local onde existe bastante quantidade de melania. De forma semelhante, outro laser busca a cor vermelha dos sanguíneos, sendo efetivo na coagulação de pequenas varizes e outras alterações vasculares.

Laser cada vez mais presente à medicina 

A tecnologia laser é hoje utilizada em quase toda áreas da medicina. Entenda um pouco melhor como funciona esta avançada tecnologia médica a serviço de da saúde, beleza e qualidade de vida.

 – Como funciona a depilação com laser?

O laser concentra seu energia na raiz do pelo sob forma de calor, eliminando os pelos após algumas sessões. A depilação médica com lesar representa a via mais segura, efetiva e confortável para o tratamento dos pelos indesejados na face e corpo em homens e mulheres.

 – Tratamentos de microvarizes e hemangiomas

 Vários tipos de alterações vasculares podem ser atenuadas ou eliminadas com o laser. As principais são os hemangiomas (manchas vermelhas na face e corpo) pequenos vasos em pernas e no rosto, rosácea (manchas avermelhadas nas bochechas, podendo estar acompanhadas de calor, inflamação e acne), poiquilodermia (manchas avermelhadas no pescoço e colo), entre outras. Nestes casos, são utilizados lasers especiais (vasculares) que se concentram no pigmento vermelho do sangue (hemoglobina), coagulando os pequenos vasos.
O tratamento de pequenas varizes em coxas e pernas a laser traz pouco ou nenhum incômodo no momento da aplicação sendo mais um opção no tratamento desde inconveniente. Uma grande quantidade de microvarizes pode ser tratada ao mesmo tempo com laser, dispensando o uso de agulhas ou injeções.

 – Tatuagens e Maquiagens permanentes

As tatuagens e maquiagens permanentes baseiam-se na colocação de algum tipo de pigmento na profundidade da pele. Grande parte da tatuagem pode ser atenuada ou ate mesmo eliminada com alguns tipos especiais de laser. As maquiagens permanentes em pálpebras, sobrancelhas e lábios, queixas cada vez mais frequentes, também pode ser tratadas ou removidas apos algumas seção de laser.

 – Lipoaspiração a laser e Celulite

A lipoaspiração a laser se basea no rompimento da célula de gordura através da ação do laser. Para isto, é utilizado um microcânula de apenas um milimetro de diâmetro que conduz o laser ate a gordura localizada. Outro efeito obtido com a lipoaspiração a lesar (conhecida como Smartlipo ou Laserlipólise) é o estimulo do colágeno com a consequente melhora na textura e qualidade da pele e sua retração ou “encolhimento”.
A celulite também pode ser tratada com esse tipo de laser que regaliza as áreas onduladas e auxilia na remodelação do colágeno. O tratamento é associado com micro-enxerto nas pequenas áreas fundas, problema típico de celulite.

 – Ginecomastia – Aumento de Mamas em Homens 

O tratamento de ginecomastia pode ser realizado com o auxilio do laser. Alem de romper as células de gorduras presente nas mamas aumentadas dos homens, o laser também auxilia na retração da pele.

 – Olheiras

A olheiras ou manchas ao redor dos olhos podem ser reproduzidas por 2 fatores: as presenças dos pigmentos (melanina) e de pequenos vasos sanguíneos. A combinação de alguns tipos específicos de laser consegue melhorar este aspecto desagradável após algumas sessões.

 – Manchas, Acnes, Cicatrizes, Rejuvenescimento – Laser Fracionado

A cada dia surgem novas indicações no uso do laser. Algumas delas são: tratamento de manchas, rugas, cicatrizes, acnes, rejuvenescimento, alguns tipos de lesões pré-cancerosas, celulite, vitiligo, psoríase, micoses de unhas e outras. Laser de Érbium, laser de CO2, luz intensa pulsada, Q-Switched laser e Nd-YAG representam alguns dos vários tipos de laser para melhorar a textura e qualidade da pele, tratar manchas, cicatrizes ou vasos sanguíneos. Cada tipo de laser possui características especificas, indicações precisas e limitações. Daí a importância de uma medica qualificada e experiente associada a equipamentos de ponta.

 – Estrias 

Estrias são verdadeiras cicatrizes na pele produzidas pelo rompimento de sua camada elástica e distensões da mesma, seja apos a gestação, durante o crescimento ou mesmo  após a variação de peso. Tipos específicos de laser e luz pulsada podem ser utilizados, estimulando  a formação de colágeno, diminuindo o vermelhão, suavizando vasos sanguíneos e uniformizando a pele com consequente atenuação das estrias. As estrias jovens ou recentes, aquelas avermelhadas, são as que melhor respondam ao tratamento, que deve ser indicado o mais sedo o possível.

 – Rejuvenescimento das Mãos

Com o tempo a mão envelhece. A pele vai ficando manchada, as veias mais evidente e a pele enrugada e mais fina. Entre os tratamentos atualmente disponíveis para o rejuvenescimento das mãos, podemos utilizar o enxerto de gordura, plasma rico em plaquetas e plasmagel, todos retirados do próprio paciente, portanto recursos naturais, biológicos. O resultado são mãos mais lisas e com aspectos mais joviais. Diferentes tipos de laser, incluindo o moderno laser fracionado e luz intensa pulsada, também são indicados para diminuir as manchas senis e rejuvenescer as mãos.

 – Suor excessivo nas axilas – Hiperhidrose. tratamento com laser 

A hiperhidrose axilar é um aumento na produção e eliminação do suor nas axilas levando um desconforto e constrangimento. Compromete ate 1,5% da população. Recentemente, o laser foi incorporado ao arsenalde tratamento hiperhidrose axilar. O laser elimina parte das glândulas sudoríparas e também pode atenuar os sintomas de odor desagradável (bromidrose).

 – Cicatrizes  de Acnes

Um novo tipo de laser chamado fracionado atua de maneira eficaz e inteligente no combate as cicatrizes de acne e irregularidade da pele. Esta tecnologia produz orifícios microscópicos na pele e melhora de seu aspecto. Tudo isto praticamente sem período de recuperação ou afastamento da rotina diária. Outros tipos de laser e luz pulsada são muitas vezes associados ao tratamento, diminuindo a produção de secreção sebácea, controlando a oleosidade da pele e estimulando a produção de colágeno.

A equipe medica da BLZA conta com medico especialista e altamente capacitados em tratamento a laser, destacando-se a lipoaspiração a laser, celulite remoção de pelos e o uso do moderno laser fracionado.