Toxina Botulínica

RUGAS NA FACE, PESCOÇO E SUOR EXCESSIVO (HIPERHIDROSE)

A toxina botulínica representa um medicamento de origem natural utilizado há muitos anos na Medicina. No campo da cirurgia plástica, estética e dermatologia, as principais indicações desta medicação são:

  • Tratamento de Rugas na Face
  • Tratamento do Pescoço Envelhecido
  • Assimetrias e Paralisias Faciais
  • Espasmos faciais (contrações involuntárias dos músculos da face e pálpebras)
  • Suor Excessivo nas Axilas e Odor Desagradável nas Axilas

O que é importante saber sobre toxina botulínica?

Quais as áreas mais tratadas?
As indicações mais frequentes são o tratamento das rugas na testa, entre as sobrancelhas e pés-de-galinha, suavizando estas rugas. Resultado esperado é um aspecto mais jovial e bonito mas sem exageros.

É possível melhorar o aspecto do pescoço com esta técnica?
Sim, a toxina botulínica também pode ser utilizada no tratamento do pescoço envelhecido. A medicação é aplicada diretamente nos músculos do pescoço responsáveis pelo envelhecimento e enrugamento da região. A aplicação damedicação na região do pescoço é freqüentemente associada a outros procedimentos na face como preenchimentos, laser ou cirurgias.

É possível elevar as sobrancelhas com a toxina botulínica?
As sobrancelhas caídas são normalmente associadas a um face triste e com expressão envelhecida. A aplicação cuidadosa e planejada desta medicação pode elevar a parte lateral da sobrancelha e melhorar sua forma, além de diminuir a sobra de pele nas pálpebras superiores. A aplicação leva a um aspecto mais jovial e um olhar mais alegre.

É possível tratar as rugas nos lábios?
Conhecidas como rugas “em código de barras”, as indesejáveis rugas e vincos ao redor da boca podem ser atenuadas com o uso da toxina botulínica, principalmente se associarmos a injeção com tratamentos como a microdermoabrasão, produtos de preenchimento ou lasers.

A toxina botulínica pode ser aplicada em qualquer área do rosto?
Desde que utilizado com bom senso e ciência, esta medicação pode ser utilizada com critérios em praticamente qualquer parte da face. Alguns exemplos são: as rugas que se formam no dorso do nariz, principalmente ao sorrir, pregas e sulcos no queixo ou até nas pálpebras inferiores. O uso avançado desta medicação de origem biológica é capaz de aumentar a abertura dos olhos, elevar a ponta nasal, suavizar o sorriso gengival e elevar o canto da boca.

Quais são as outras indicações da toxina botulínica?
Outros usos incluem o tratamento das assimetrias e paralisias da face, a sudorese excessiva e odor desagradável nas axilas (conhecido como bromidrose ou osmidrose). Novas e interessantes indicações surgem a cada dia, como no tratamento da dor, espasmos e em muitos casos de enxaqueca.

A toxina botulínica também vem sendo utilizada com sucesso nos casos de hiperhidrose, situação onde existe um aumento da produção e liberação do suor. A Hiperhidrose atinge uma parcela significativa da população jovem e pode comprometer principalmente as mãos, axilas e pés. Recentes estudos demonstram que a incidência desta alteração chega a 2,8% da população e que o suor excessivo compromete a qualidade de vida de uma maneira limitante. A aplicação local de Botox representa uma excelente opção de tratamento aos portadores desta sudorese excessiva, melhorando a qualidade de vida destas pessoas.

toxina-botulinica