Estrias são alterações que surgem na pele geralmente após um estiramento importante. Como conseqüência, ocorre uma ruptura das fibras elásticas (degeneração das fibras elásticas da pele). As estrias jovens apresentam-se avermelhadas ou rosadas e podem produzir coceira e até mesmo dolorimento. As estrias mais antigas são esbranquiçadas.

As estrias têm cura?
O surgimento das estrias depende de uma tendência pessoal. Estas alterações atróficas da pele ainda não têm cura. Porém, podem apresentar importante melhora desde que tratadas precocemente.

As estrias podem ser evitadas?
Alguns cuidados como evitar a variação rápida e exagerada de peso (efeito “sanfona”), uma adequada e orientada hidratação corporal, ingestão líquida abundante, dieta equilibrada e atividade física regular podem atenuar o aparecimento destes inconvenientes. Estes cuidados devem ser redobrados na puberdade, adolescência e gravidez (mamas e barriga), períodos de maior mudança no corpo das mulheres.

Quais são os tratamentos médicos disponíveis atualmente?
Normalmente as estrias que melhor respondem ao tratamento são as mais jovens, avermelhadas. Os tratamentos visam melhorar o aspecto das lesões, estimulando a formação de colágeno e tornando-as mais semelhantes à pele ao redor. Daí a importância de se buscar uma orientação médica séria precocemente. Deve-se evitar tratamentos ou uso de cremes “milagrosos” sem orientação médica.

Os principais recursos são: a Mesoterapia ou Intradermoterapia (aplicação de medicamentos em pequena dose no local onde a estria está presente), Peelings e ácidos (substâncias que provocam esfoliação controlada na superfície da pele), Subcisão (consiste na introdução de uma agulha ao longo e por baixo da estrias, levando à formação de tecido colágeno no local) ou Dermoabrasão e Microdermoabrasão (lixamento superficial e controlado das estrias). Modernamente, a utilização da tecnologia laser e da luz pulsada também podem melhorar o aspecto das estrias. Os melhores resultados costumam aparecer com a associação de mais de um método.

estrias