Remoção de tatuagem

Atualmente, é muito grande o número de mulheres e alguns homens que realizam maquiagem definitiva em sobrancelhas, pálpebras e lábios. As principais motivações que fazem com que as pessoas busquem estes recursos são uma melhor definição dos lábios, modificando seu contorno ou limites, um realce ou mudança da cor da borda das pálpebras e uma melhor definição das sobrancelhas.

Porém, não raras vezes, o procedimento que, originalmente buscava uma melhora estética, pode trazer resultados pobres, diferentes do esperado ou até desastrosos. Alterações da cor desejada, pigmento borrado e exagero na maquiagem trazendo resultados artificiais são alguns dos problemas enfrentados por muitos candidatos que viam neste procedimento a esperança de lábios e sobrancelhas mais definidas.
A maquiagem definitiva ou permanente é, na realidade, uma tatuagem onde o profissional coloca diferentes tipos de pigmentos a uma certa profundidade da pele. Pois, à semelhança das tatuagens profissionais ou amadoras, também a maquiagem definitiva pode ser removida total ou parcialmente, com o uso do laser. Para este fim, utiliza-se um tipo especial de laser que possui o diferencial de emitir alta energia em curtíssimo período de tempo (Q-Switch laser).

Com a ação específica do laser, os pigmentos da maquiagem são fragmentados e eliminados pela pele ou absorvidos por células específicas do organismo.
O sucesso da remoção da maquiagem permanente dependerá de fatores como sua cor, tempo em que foi realizada, profundidade, cor da pele do paciente, presença de pêlos, tipo de laser utilizado, entre outros. O desaparecimento completo é muito difícil na maioria dos casos. O melhor tratamento ainda é sua prevenção. É importante que os candidatos a uma maquiagem definitiva reflitam bem sobre suas vantagens, discutam com o profissional suas limitações, se aconselhem com amigos que já tenham realizado o procedimento e, acima de tudo, que sejam prudentes e econômicas no momento de sua realização. No caso de arrependimento, que busquem um profissional treinado e com experiência em laser para tentar sua atenuação ou remoção.

Tatuagens

Precipitação na hora de fazer tatuagem pode levar ao arrependimento

Há pouco tempo, tatuagem era sinônimo de marginalidade ou rebeldia. Hoje, os desenhos no corpo são cada vez mais populares. Porém, a disseminação da prática leva muitas pessoas a fazê-los no impulso, sem pensar nas conseqüências. E se o arrependimento bater, como apagar o erro?

Em recente levantamento estatístico realizado junto a pacientes que buscavam a remoção de tatuagem, quase a metade (43%) submetera-se ao procedimento há menos de um ano. Daí a importância de refletir bem sobre vantagens, discutir com profissionais suas limitações, se aconselhar com amigos que já tenham realizado o procedimento e, acima de tudo, ter prudência e ser econômica no momento da realização.

Tatuagens celebram relacionamentos, nascimento de filhos ou simplesmente são uma forma de arte. Mas ela não é o único procedimento que pode causar remorso. É grande o número de pessoas que realizam maquiagem definitiva em sobrancelhas, pálpebras e lábios com o objetivo de melhorar a estética. O procedimento, porém, pode trazer resultados pobres, diferentes do esperado ou até desastrosos: alterações de cores, pigmento borrado ou exagero na maquiagem.

A melhor forma de remover estes procedimentos é o laser. Alguns deles possuem o diferencial de emitir alta energia em curtíssimo período de tempo (Q-Switch laser). Outros, conhecidos como lasers fracionados, removem progressivamente pequenas porções da tinta utilizada na maquiagem ou tatuagem. A ação específica do laser, os pigmentos da maquiagem são fragmentados e eliminados pela pele ou absorvidos por células específicas do organismo.

O sucesso da remoção, porém, dependerá de fatores como cor, tempo em que o procedimento foi realizado, profundidade, cor da pele do paciente, presença de pêlos, tipo de laser utilizado, entre outros. As cores escuras costumam responder melhor ao tratamento com laser. O desaparecimento completo é muito difícil na maioria dos casos. Por isso, o tratamento ainda é a prevenção.

– Quanto mais profunda a colocação da tinta na pele, mais difícil será a remoção

– Verde e amarelo são cores de árdua retirada, pois respondem mal ao tratamento

– A completa remoção da tatuagem é complicada e depende de inúmeros fatores

– O tratamento pode ser longo, com quantidade indeterminada de sessões, normalmente realizadas a cada três semanas

– O laser é considerado o melhor e mais seguro método para a remoção, com menor risco de cicatriz

– Outros métodos, a maioria em desuso, são o lixamento da pele (dermo-abrasão), retirada cirúrgica, sal-abrasão e peelings químicos